Normas para publicação

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O arquivo em Microsoft Word submetido à Revista não contém os nomes dos autores. A contribuição é original e inédita ou resultante de trabalhos apresentados em congresso acadêmico/científico, não estando sendo avaliada para publicação por outro periódico. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes do autor.
  • A Revista não cobra taxas dos autores para submissão. Mas por tratar-se de um periódico independente, solicita-se a doação de R$ 50,00 para cobrir taxas referentes ao processo de publicação do artigo aceito.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Obrigado por escolher enviar seu artigo para nós. Reserve um tempo para ler e seguir cuidadosamente essas instruções para aplicar ao seu trabalho, isso irá garantir que seu artigo possa passar pela revisão por pares às cegas, produção e publicação de forma transparente. Pois isso garantirá que seu artigo atenda aos requisitos da revista e tenha mais chances de ser aprovado.

Use o template do artigo, disponível AQUI para adequar seu texto antes de submetê-lo.

1) Estrutura do texto:

Título nesta sequência: Português, Inglês e Espanhol, máximo 20 palavras.

Autores: Máximo de 10 autores, devem ser colocados nesta sequência: nome, ORCID. O número do ORCID (Open Researcher and Contributor ID) é individual para cada autor, sendo necessário para o registro no DOI.

Resumo: deve seguir esta sequência: Português, Inglês e Espanhol. O resumo deve ter entre 150 e 250 palavras, conter de maneira breve, o objetivo do artigo, metodologia, resultados e conclusão do estudo, quando for o caso ou representar de maneira suscinta o estudo.

Palavras-chave: mínimo de 3 e máximo de 5, separadas por ponto; estas devem ser relevantes e retiradas do texto; não extrair do título; devem acompanhar o resumo em cada língua supracitada. Exemplo: Ensino. Práticas educativas. Ciências. Aprendizagem.

Corpo do texto: deve conter as seções:

  • 1. Introdução: nela deve conter o contexto, problema estudado e objetivo do artigo;
  • 2. Material e métodos: utilizada no estudo, bem como autores que fundamentam a metodologia. Discriminar nomes de materiais, fármacos, etc, quando for  caso. Destacar nomes científicos e em outras línguas, do restante do texto. Incluir nomes de equipamentos, marcas, cidade, estado, país. Análise estatística, discriminar teste e significância (valor de P);
  • 3. Resultados ou 3. Resultados e Discussão: apresentar os resultados e discutir e explicar com outros já existentes na literatura. Deve renumerar os restantes subitens;
  • 4. Discussão: explicação dos resultados obtidos;
  • 5. Considerações finais ou Conclusão: listar as principais conclusões do trabalho, respondendo à pergunta da pesquisa.

Citação: quando for um autor: Soares (2019) ou (Soares, 2019); dois autores: Soares & Silva (2019) ou (Soares & Silva, 2019), três autores: Soares, Silva & Mendes (2020) ou (Soares, Silva & Mendes, 2020), mais de três autores: Soares et al. (2020) ou (Soares et al., 2020). Em caso de citação direta, inserir também a página de onde ela foi retirada. Quando esta for até três linhas, colocar entre parentes e a partir de três linhas, colocar recuado 4 cm à direita, espaçamento simples, sem aspas, fonte Times New Roman, tamanho 10, seguido do número da página de onde foi retirado. Seguem alguns exemplos de citações diretas:

De acordo com Lins (2012, p. 14),

Quem produz uma enunciação é o autor. O autor fala sempre na direção de um leitor, que é constituído (produzido, instaurado, instalado, introduzido) pelo o autor. Quem produz significado para um resíduo de enunciação é o leitor. O leitor sempre fala na direção de um autor, que é constituído (produzido, instaurado, instalado, introduzido) pelo o leitor [...].

 

Agradecimentos: agradecimentos aos sujeitos que colaboraram com a pesquisa, bem como aos auxílios recebidos para a elaboração do trabalho, seja na forma de bolsa de estudo ou de financiamento de projeto de pesquisa. Esta deve vir antes da seção Referências.

Conflitos de interesse: Os autores declaram que não há conflitos de interesse. Todos os autores estão cientes da submissão do artigo. 

Contribuições dos autores: Listar brevemente a contribuição de cada autor.

Referências: o artigo deve ter no mínimo 15 referências o mais atual possível. Tanto a citação no texto quanto o item de Referências, utilizam o estilo de formatação da APA - American Psychological Association. As referências devem ser completas e atualizadas, em ordem alfabética ascendente, pelo sobrenome do primeiro autor da referência, não devem ser numerados, devem ser colocados em tamanho 12 e espaçamento simples, justificado com uma linha entre elas.

 

2) Normas para publicação

Formato do Word (.doc) seguindo este modelo de template;

Escrito em espaço de 1,5 cm, utilizando fonte Garamond 12, no formato A4, margens inferior, superior, direita e esquerda devem ser de 1,27cm;

Os recuos de 1,25 cm no início dos parágrafos, são feitos na régua do editor de texto (não pela tecla TAB);

Os artigos científicos devem ter no mínimo 6 páginas e no máximo 25.

 

3) Figuras:

A utilização de imagens, tabelas e ilustrações deve seguir o bom senso e, preferencialmente, a ética e a axiologia da comunidade científica que discute os temas do manuscrito. Observação: o tamanho máximo do arquivo em imagem a ser enviado é de 10 MB (10 mega) em JPEG ou PNG, com resolução mínima de 100dpi, preferência para 300dpi.

Os elementos gráficos (figuras, tabelas, gráficos etc.) devem ser chamados no texto, antes de serem inseridos. Após sua inserção, colocar a fonte da figura ou tabela, além de uma legenda explicando o que o leitor deve observar. Esses elementos devem ser numerados em ordem crescente, os títulos das tabelas, figuras ou gráficos devem ser colocados na parte superior e as fontes na parte inferior.

4) Autoria:

O arquivo Word enviado no momento da submissão NÃO deve conter os nomes dos autores.

Todos os autores devem ser incluídos apenas no sistema da revista e na versão final do artigo (após análise apreciação pelos revisores pareceristas). Os autores devem está em ordem de importância e contribuição do estudo.

NOTA: Os nomes dos autores devem ser escritos com a grafia correta, sem abreviaturas no início e no final do artigo e no sistema da revista. A revista não se responsabiliza por nomes inseridos erroneamente.

O artigo deve ter no máximo 10 autores. Para casos excepcionais, é necessária consulta prévia à Equipe da Revista;

5) Exemplo de referências APA:

Artigo de revista:

Dois autores

Gohn, M. G. & Hom, C. S. (2008). Theoretical Approaches to the Study of Social Movements in Latin America. CRH Notebook, 21 (54), 439-455.

Mais de dois autores:

Silva, K. R. G., da Silva, T. M. D. O., de Sousa, R. P., da Silva, Y. P. E., & de Macedo, S. A. (2020). Conceitos dos discentes de enfermagem sobre aulas remotas. Diálogos em Saúde, 3(1), 20-25.

Livro:

Saviani, D.  (1991). Escola e Democracia. 25 ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados.

Página da web:

Amoroso, D. (2016). O que é Web 2.0? Obtido em http://www.tecmundo.com.br/web/183-o-que-e-web-2-0-

Mais detalhes, no template

6) A revista publica artigos originais e inéditos que não estejam sendo avaliados simultaneamente em outras revistas ou corpos editoriais.

 

7) Dúvidas: Qualquer dúvida envie um email para jeshjournal@jeshjournal.com.br

 

Sobre os autores

Autor: Pessoa física responsável pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de um documento. Não confundir com colaboradores.

As opiniões emitidas nos artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Para artigos com autoria múltipla, deve ser no máximo 10 autores, sendo necessário informar a ordem de apresentação dos autores no sistema;

Recomenda-se que tenha pelo menos um dos autores com o título de Doutor.

Caso o primeiro autor seja estudante de graduação, deve inserir o nome do orientador, com titulação mínima de mestre.

Os originais serão publicados no idioma original de submissão. Submissões em outros idiomas podem não ser processadas.

Todos os trabalhos deverão ter seus títulos, resumos e palavras-chave em português, espanhol e inglês.

 

Direitos reservados à JESH

A revista se reserva o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitado o estilo do autor. As provas finais não serão devolvidas aos autores.

 

Propriedade dos trabalhos publicados

Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Journal of Education, Science and Healt – JESH (Revista de educação, ciência e saúde), ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita à autorização expressa da direção do Ibict. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.

Taxa de processamento e publicação

A JESH solicita uma taxa no valor de R$ 50,00, após o artigo aceito. Essa taxa deve cobrir parte de gastos com a publicação, como Registro DOI, edição de texto, editoração, manutenção da revista, dentre outros. Isso se faz necessário, pois a JESH não é financiada por IES ou órgão de formento. Os dados bancários para transferência são fornecidos na mensagem de aceitação do manuscrito.

 

Processo de Avaliação pelos Pares 

Os originais serão submetidos à aprovação de especialistas reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria, (registrada no sistema eletrônico de editoração da revista, o Open Journal Systems - OJS) para garantir o processo de avaliação pelos pares dupla cega.

Os originais serão encaminhados aos avaliadores externos (à instituição editora ou ao país), todos com o grau mínimo de mestre ou reconhecido notório saber, no menor tempo possível. O processo de seleção de artigos envolve avaliação de especialistas ad hoc e do Comitê Editorial, que deverá selecionar os títulos a serem publicados. No sumário, a sequência de artigos obedecerá a ordem alfabética de sobrenomes de autores, caso não tenha sido definida uma ordem pelo Editor responsável pelo número.

 

Prazo de avaliação pelos pareceristas

Os avaliadores possuem uma semana (7 dias) para manifestar disponibilidade ou indisponibilidade para avaliar o manuscrito. Caso tenham disponibilidade, dispõem de mais duas semanas (14 dias) para enviar o parecer conforme o formulário de avaliação da Revista.

 

Processo avaliativo por pareceristas ad hoc

Para direcionar o processo avaliativo, a Revista JESH disponibiliza um formulário de avaliação para o parecerista ad hoc preencher e informar no sistema sobre sua recomendação. O processo de avaliação por pares preserva a identidade dos autores e suas afiliações, bem como dos avaliadores ad hoc.

O formulário de avaliação da Revista JESH possui as seguintes informações:

  1. Título*

O título expressa o que é tratado no texto?

  1. Resumo*

O resumo evidencia claramente o conteúdo do artigo? Segue as normas da Revista (elementos principais e quantidade de palavras)?

  1. Introdução*

A introdução desperta o interesse do leitor e permite uma visão de conjunto do tema? Especifica o assunto, objeto de estudo? Esclarece de que ponto de vista o assunto foi abordado? Apresenta trabalhos anteriores que aborda o tema? Apresenta justificativa para a escolha do tema? Apresenta plano de exposição do trabalho?

  1. Objetivo*

O objetivo do artigo está claro e bem definido?

  1. Metodologia da pesquisa*

A metodologia está claramente delineada e adequada aos objetivos do trabalho?

  1. Resultados apresentados*

Os resultados apresentados respondem aos objetivos do artigo?

  1. Discussão*

O referencial teórico é adequado e bem estruturado?

  1. Referências*

A bibliografia apresentada é coerente com a temática estudada? São atuais e pertinentes?

  1. Profundidade da abordagem*

O trabalho representa uma contribuição científica para o conhecimento do tema estudado ou para a prática nesta área do conhecimento? O assunto-tema do trabalho é inovador e relevante para a melhoria do conhecimento sobre o tema estudado?

  1. Conclusão ou Considerações finais*

A conclusão é coerente, clara e objetiva?

  1. Apresentação do texto*

Avaliar o uso correto da língua portuguesa

  1. Detalhe os pontos relevantes que o(a) levaram a analisar positiva ou negativamente as questões acima*

Comentários

Parecer final sobre a avaliação**

(   ) Aceitável sem revisão

(   ) Aceitável com alguma revisão

(   ) Aceitável com ampla revisão

(   ) Não aceitável

 

Comentários para o Editor*

 

* Indica campo obrigatório

 

Tempo entre a submissão e publicação: cerca de 40 a 60 dias, a depender dos ajustes pelos autores.

Após aprovado, o tempo estimado para publicação do artigo é de 7 dias úteis, seguindo a publicação no formato Ahead Of Print, ou seja, os artigos são publicados logo após aprovados e editorados.

 

POLÍTICA ANTI-PLÁGIO

Todos os manuscritos recebidos são rigorosamente analisados pelo conselho editorial. Havendo suspeita de plágio, o artigo será automaticamente recusado. Por isso, ´é obrigatório passar o manuscrito em um programa desta natureza. Recomenda-se o CopySpider. O relatório antiplágio dever ser obrigatoriamente anexado durante o processo de submissão.

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE


Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de fornecer conhecimento científico gratuito ao público, proporcionando maior democratização global do conhecimento por ela divulgado. Esta revista usa o Open Journal Systems 3.0, que é um software de gerenciamento e publicação de periódicos de código aberto desenvolvido, suportado e distribuído gratuitamente pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.

 

MANUTENÇÃO DA REVISTA

Bio10 Digital Cursos é responsável pela revista JESH. Esta é fruto do trabalho voluntário do editor-chefe e demais membros do conselho editorial. Como a revista não é vinculada a nenhuma universidade, instituto de pesquisa, e/ou programa de pós-graduação, não recebe nenhum tipo de financiamento governamental para sua manutenção. Sendo as doações recebidas essenciais para custear o processo de editoração e aquisição de DOI para os artigos, manutenção do sistema e divulgação.

  

ÁREAS DO CONHECIMENTO: Educação e ensino (ensino de ciências e biologia, de química, de física, de matemática, de matemática, de geografia e de história); Ciências Biológicas; Ciências ambientais; Ciências agrárias; Ciências da Saúde; Ciências médicas; Ciências Humanas e Ciências Exatas e da Terra.

 

SEÇÕES DA REVISTA

Os autores precisam classificar seu manuscrito no momento da submissão em uma das seguintes seções, caso não o façam fica a cargo do editor fazer tal classificação, segundo o conteúdo do trabalho:

ARTIGO ORIGINAL

A seção engloba textos que contenham estudos completos inéditos de pesquisas concluídas e colaborações assemelhadas – submissão e publicação em fluxo contínuo

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Compreende trabalhos de graduação, fruto de TCC (trabalho de conclusão de curso), trabalhos de iniciação científica ou iniciação à docência – submissão e publicação em fluxo contínuo

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS E ESTUDO DE CASO

compreende comunicações e descrições de atividades realizadas por sistemas, serviços ou unidades de informação – submissão e publicação em fluxo contínuo

REVISÕES DA LITERATURA

Compreende análises críticas de livros, de periódicos recentemente publicados, de dissertações e de teses.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.