Ensino e pesquisa em tempos de educação remota: a experiência do Journal Club do Grupo de Pesquisa Epidemiologia das Doenças Infecciosas e Parasitárias (EPIDIP) entre alunos de graduação
Teaching and research in times of remote education: the experience of the journal club of The Epidemiology Research Group Of Infectious And Parasitary Diseases (EPIDIP) among undergraduate students
DOI:
https://doi.org/10.52832/jesh.v2i2.118Palavras-chave:
Educação em saúde, Epidemiologia, Ferramentas tecnológicas de ensino, Journal ClubResumo
O Journal Club é uma estratégia de estudo que permite a atualização no ensino de Biologia, Medicina e áreas afins, assim como a melhoria nas habilidades de avaliação crítica. Existem vários relatos de seu uso em instituições de ensino e pesquisa de todo o mundo, mas poucos são encontrados na literatura com foco na educação e na percepção do participante. O objetivo do presente estudo foi descrever e avaliar a experiência do Journal Club do Grupo de Pesquisa Epidemiologia das Doenças Infecciosas e Parasitárias (EPIDIP) do Centro de Estudos Superiores de Lago da Pedra da Universidade Estadual do Maranhão (CESLAP/UEMA). Trata-se de um relato de experiência e pesquisa de satisfação dos estudantes de graduação participantes do grupo, por meio de questionário anônimo autoaplicável. Dezesseis graduandos responderam ao questionário. A maioria dos estudantes avaliou como positiva sua experiência no Journal Club, sobretudo aqueles que já ministraram palestras. A utilização de um Journal Club faz-se presente em diversas áreas do meio acadêmico, principalmente pelos estudantes da área da saúde, em especial a medicina e enfermagem para a validação da informação dos estudos científicos. Em meio à pandemia de COVID-19, a adoção do Journal Club do EPIDIP como ferramenta de ensino-aprendizagem, com a finalidade de capacitar e desenvolver competências, habilidades e análises críticas para os acadêmicos que o compõem, tem sido uma estratégia satisfatória no ensino de Epidemiologia e Parasitologia.
Downloads
Métricas
Referências
Bhattacharya, S. (2017). Journal club and post-graduate medical education. Indian Journal of Plastic Surgery, 50(3), 302–305.
Chetlen, A. L., Dell, C. M., Solberg, A. O., Otero, H. J., Burton, K. R., Heller, M. T., Lakomkin, N., Desouches, S. L., & Smith, S. E. (2017). Another Time, Another Space: The Evolution of the Virtual Journal Club. Academic radiology, 24(3), 273–285.
Cushing, H. (1926). The Life of Sir William Osler. Volume 1. Oxford University Press, Oxford, 132-133, 154.
Draganov, P. B., Silva, M. R. G., Neves, V. R., & Sanna, M. C. (2018). Journal Club: a group of research experience. Revista Brasileira de Enfermagem, 71(2), 477-481.
Keet, K. A., Baatjes, K. J., Venter, R. G., Wessels, Q., & Correia, J. C. (2021). Development of a Virtual Journal Club in Anatomy: a Responsive Pandemic Pedagogy. Medical science educator, v. 31(4), 1–8.
Lattes. (2021). Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil. Grupos por grande área. Obitido em: https://lattes.cnpq.br/web/dgp/por-grande-area.
Michelan, V. C. A., & Spiri, W. C. (2020). Journal club estratégia de ensino e aprendizagem para desenvolvimento da enfermagem baseada em evidência. Revista Pesquisa Qualitativa, 8(16), 105-117.
Piazzolla, L. P., Scoralick, F. M., & Sousa, J. B. (2012). Clube de revista como estratégia de aprendizado na residência médica. Brasília Médica, 49(1), 55-58.
Quispe-Julia, C. U., Véliz-Medina, Y. G., & Velásquez-Chahuares, L. G. (2017). Club de lectura crítica: una asignatura pendiente en educación médica de pregrado. Investigación en Educación Médica, 6(22), 143-144.
Sánchez-Mendiola, M., Morales-Castillo, D., Torruco-García, U., & Varela-Ruiz, M. (2015). Eight years’ experience with a Medical Education Journal Club in Mexico: a quasi-experimental one-group study. BMC Medical Education, 15(222), 1-8.
Vieira, S., & Hossne, W. S. (2001). Como ler um artigo científico. Jornal do Conselho Federal de Medicina, 126, 18-19.
Wilson, M., Ice, S., Nakashima, C. Y., Cox, L. A., Morse, E. C., Philip, G., & Vuong, E. (2015). Striving for evidence-based practice innovations through a hybrid model journal club: A pilot study. Nurse Education Today, v. 35(5), 657-662.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Journal of Education Science and Health

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.